domingo, 13 de abril de 2014

Aprenda a declarar sua renda através do app da Receita Delegado da Receita dá dicas para a utilização do app [LeiaJá] por Nathália Guimarães | qui, 10/04/2014 - 12:54

Quem precisa declarar o Imposto de Renda pode fazê-lo da forma tradicional, através do programa da Receita Federal, ou optar por uma solução mais prática, via dispositivos móveis. Para isso, o órgão disponibiliza o aplicativo “Pessoa Física” para iPhones, iPads ou iPods e dispositivos com o sistema operacional Android, da Google. Entre outras funções encontradas no software estão orientações gerais, cálculo de taxas, além de restituição.
Segundo o delegado da Receita Federal, Paulo Lira, uma das ferramentas mais importantes do aplicativo é justamente o “Perguntão”, que serve para solucionar mais de 700 dúvidas relacionadas à declaração. “Dificilmente o contribuinte terá uma dúvida que não esteja inserida nesta seção”, explica o delegado.
Quanto à declaração, que é feita na seção “m-IRPF”, o delegado explica que o aplicativo é todo baseado nas nuvens, ou seja, o usuário pode começar a atividade no smartphone, migrar para o software do computador e terminá-la no tablet, por exemplo. “Além disso, quando o usuário for realizar a declaração via dispositivos móveis, é recomendável que se utilize um dispositivo com uma tela de, pelo menos, sete polegadas”, aconselha.
O aplicativo ainda possui uma espécie de mini-game, onde o usuário deve responder diversas perguntas e o software mostra os eventuais erros e a legislação que fundamenta suas respostas corretas. O jogo pode ser acessado através da seção “Quiz”.
Download - O aplicativo do Imposto de Renda pode ser baixado através da Google Play ou App Store. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para concluir sua declaração, sendo que o 1º lote de restituição será divulgado em 16 de junho.

Nenhum comentário: